sábado, 21 de janeiro de 2012

Orgulho de ser brasileiro... Ai se eu te pego!


Recentemente foi divulgada uma nota na imprensa internacional afirmando que a música “Ai se eu te pego” do cantor brasileiro Michel Teló é a música mais tocada na Europa, à frente de Adele e Coldplay.

Logo a notícia se espalhou e tornou-se um dos assuntos mais comentados nas Redes Sociais. Espantoso?

Eu não acho! Pelo contrário, adorei!

O que me espantou realmente foi às inúmeras manifestações de repúdio dos brasileiros nas redes sociais em relação ao assunto.

Não consigo entender, como grande parte do nosso povo insiste em não valorizar nossa cultura, nossas raízes e continuam “babando ovo” para os gringos.

Eu adoro Adele (uma das vozes mais lindas que já ouvi) e curto muito Coldplay (que, diga-se de passagem, foi o melhor show do Rock in Rio no ano passado), mas temos que aprender a valorizar o que é nosso. 

Um cantor brasileiro no topo das paradas européia deveria ser motivo de orgulho para nós brasileiros.

Para quem não sabe, há uns três anos atrás, Michel Teló, viajava pelo Brasil com sua banda “Alma Serrana” divulgando de maneira exemplar o vanerão, a catira e outras tantas músicas típicas do Sul do país, sua região de origem.

Faziam sucesso em feiras agropecuárias e bailes pelo interior do Brasil, onde tocavam no máximo para três mil pessoas. Eu mesmo cheguei a ir a um desses shows.

Até que resolveu dar uma “Fugidinha”, tornou-se um cantor pop/sertanejo e tudo mudou. A música composta, pelo não menos discriminado pagodeiro Rodriguinho (ex-grupo Travessos), estourou e virou hit em todas as rádios e festas do Brasil.

Hoje, por questões comerciais, Michel adotou o rótulo de sertanejo universitário e suas músicas tornaram-se mania nacional. Porém antes de criticar é preciso saber que o rapaz loirinho e gente boa - colírio das moças - é um artista completo que canta bem, toca diversos instrumentos e é um ótimo compositor.

Afinal o bom compositor não é aquele que compõe só pra ele, é aquele que compõe sucessos, músicas que todos cantam e dançam. Aquela música que não sai da nossa cabeça.

E mesmo tendo modernizado seus arranjos, Teló continua incluindo em suas músicas ingredientes do sertanejo, do vanerão, da catira e o som do velho e bom acordeom.

Eu não consigo entender por que algumas pessoas e, principalmente, a crítica brasileira insistem em achar que tudo o que é popular é ruim.

Por quê Michel Teló não pode cantar: - “Ai se eu te pego”, e Caetano Veloso pode cantar: - “Gosto muito de você leãozinho”????

Maria Gadú que hoje é a “queridinha” da MPB, tocou ‘Baba Baby’ de Kelly Key e ‘Quando você passa’ de Sandy e Junior e todo mundo adorou.

Muitos outros artistas brasileiros consagrados gastaram milhões, tentando incansavelmente alcançar o sucesso internacional. Alexandre Pires, Sandy & Junior, Claúdia Leitte e Ivete Sangalo são alguns deles.

Ivete gastou cerca de 5 milhões de dólares para lançar no Madison Square Garden em Nova Iorque seu DVD, visando a carreira internacional que ainda não decolou.

Agora bastou o jogador brasileiro Marcelo e o craque português Cristiano Ronaldo – seu companheiro de clube no futebol espanhol - dançar o “Ai se eu te pego” na comemoração de um gol e a música e a sua coreografia viraram sucesso mundial.

Feras do tênis, da NBA e até soldados israelenses já foram vistos dançando e cantando o hit.

E sabe quanto o Michel Teló gastou??? NADA!!!

Sabe por quê? Porque, Graças a Deus, não existe fórmula para o SUCESSO!!!

Nem mesmo as tecnologias mais sofisticadas existentes hoje, são capazes de fabricar o sucesso. O sucesso é um presente de Deus. E Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos.

Apesar dos pesares, hoje o mundo está começando a respeitar e admirar os brasileiros. Não somos mais, apenas, o país do futebol.

E, nós brasileiros, temos que nos orgulharmos disso!

Orgulho de ser brasileiro... Ai se eu te pego!


Juliano Romão
Twitter: @julianoromao
Facebook.com/juliano.romao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quanto fatura um canal no #YouTube?

Muitos me fazem essa pergunta. Não vou falar sobre meu canal por que não dou a devida atenção para ele rsrs... embora ele seja 'moneti...