domingo, 10 de abril de 2011

As Curiosidades e as Figuras Ilustres de Birigui


Engana-se quem pensa que em Birigui só tem o Reynaldo Gianecchini de famoso dando pinta por ai!

No Brasil e no mundo tem muito birigüiense ilustre fazendo e acontecendo nas mais diversas áreas. E há também aqueles que foram muito importantes na história desse país e saíram daqui.

Como é o caso de Euclides Bueno Miragaia – cuja Família reside até hoje em nossa cidade – que ficou conhecido como um dos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 e hoje empresta seu nome a uma das principais avenidas da Cidade Pérola. Lembra quando o seu professor de história falava sobre a Revolução de 32 e o MMDC? Então nosso Miragaia era um dos “M” daquele movimento.

Um dos irmãos de Euclides, Joaquim Miragaia chegou a jogar no Bandeirante do qual posteriormente se tornou diretor. Sua prima Vicentina Miragaia Mendes (a Jaú) foi jogadora do time local e chegou a Seleção Brasileira Feminina de Basquetebol em 1951.

Ainda dentro da árvore genealógica da família Miragaia não posso deixar de citar, provavelmente o birigüiense mais poderoso da atualidade, o Embaixador Flávio Miragaia Perri, ex-Cônsul brasileiro em New York; ex-representante do Brasil na FAO (órgão da ONU que combate a fome no mundo), Organizador da Eco Rio 92, é atualmente o Cônsul do Brasil em Londres. Ele deixou o cargo da FAO, para a convite do Presidente Lula, resolver o caso do assassinato do brasileiro Jean Charles de Menezes em Londres. Um dos mais competentes membros do Itamaraty o parente do revolucionário Euclides Miragaia tem conseguido vitórias importantes para que os policiais londrinos sejam punidos de forma justa pelo assassinato do jovem mineiro.

Também a convite do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o birigüiense Waldir Moyses Simão voltou a ocupar a presidência do INSS. Ele já ocupou o cargo em outro momento.
Waldir foi responsável pela implantação do projeto de modernização do instituto especialmente na área de atendimento.
  
Estudante do EEPSG Stélio Machado Loureiro até o 3º Colegial o médico do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto Dr. Marco Antonio Zago é o atual presidente do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisas) responsável pelas bolsas concedidas aos pesquisadores e cientistas. Ele foi responsável pelo projeto Células-Tronco um dos mais avançados do mundo.  
Considerado uma as maiores autoridades mundiais em gramática da língua portuguesa o Professor José Luis Fiorim integra a Comissão que redigiu as novas regras da ortografia da língua portuguesa. Praticamente criado dentro da Paróquia Imaculada Conceição onde auxiliava os padres, estudou latim, grego e se especializou em gramática da língua portuguesa e possui vários livros publicados.

Tem ainda o senhor Dario Miguel Pedro que provavelmente poucas pessoas fora de Birigui conhecem, mas esse advogado é simplesmente o inventor do Biribol, o voleibol na piscina. Atualmente esse é o único esporte oficial genuinamente brasileiro com regras e campeonatos estaduais e nacional. Descobriu porque se chama Biribol?

Na Rede Globo além do Reynaldo Gianecchini que se destaca como um dos grandes atores da nova geração, título merecido por sua aplicação e disciplina, circula também Paulo Trevisan filho dessa cidade que é diretor de criação da Rede Globo – foi ele quem criou e dirigiu, por exemplo, o especial “AMIGOS” com as principais duplas sertanejas do país – e de quebra é casado com a Patrícia Lucchesi “a garota do primeiro sutiã”!

Por falar em Reynaldo Gianecchini o cara é uma simpatia e se você tiver um pouquinho de sorte pode encontrar ele atrás do balcão da farmácia do cunhado qualquer dia desses. Seu pai o Patão é um folclórico professor de química e sua mãe Dona Heloísa, também competente professora, já foi secretária de Educação do Município.

Ex-atleta do time de voleibol da cidade o ator global causou furor e encantou a galera ao ascender à tocha e dar a volta olímpica com o uniforme do time da cidade na abertura dos Jogos Regionais do Interior no Estádio Municipal.

Nos gramados Birigui sempre foi muito bem representada, Valdir Birigui, o Valdir Gadioli da Silva, ponta-esquerda do São Paulo entre 1964 e 66 que hoje mora em São Paulo/SP foi contratado junto ao Bandeirante em 1964. O ponta disputou 64 jogos (34 vitórias, 15 empates, 15 derrotas) e marcou 20 gols, como mostra o “Almanaque do São Paulo”, de Alexandre da Costa. Depois do São Paulo, Valdir jogou pelo Botafogo/RJ. No Glorioso, foi companheiro de equipe de importantes jogadores, entre eles o goleiro Manga, Sicupira e até Garrincha, já no final de carreira.

Dirigente respeitado Benedito Teixeira, o Birigui, foi um dos grandes homens da história do América de Rio Preto. Nascido em 24 de julho de 1919 e falecido em 10 de janeiro de 2001, aos 82 anos, defendeu e dirigiu o clube além de ter sido seu presidente durante 23 anos. Não por acaso, dá nome ao estádio americano em São José do Rio Preto, o TEIXEIRÃO que construiu com abnegação. Por sinal, um dos maiores Estádios do Estado de São Paulo, com capacidade para 40 mil pessoas.

Ídolo do Santa Cruz Marcos Gomes, o grande goleiro Birigui, destacou-se vestindo as camisas de Guarani e Santa Cruz. Por sinal, no clube de Recife ficou por uma década, embora tenha iniciado sua carreira no Bugre. Após parar com a bola tornou-se treinador. Começou a nova função no Campinas, time mantido pelo ex-atacante Careca. Passou depois por Ituano, União Barbarense e Cacerense, onde conquistou o título estadual do Mato Grosso após vitória sobre o Grêmio Jaciara por 2×0 na decisão. Em 2008, comandava o União de Rondonópolis, também do Mato Grosso.

O ex-jogador Márcio Rogério de Andrade, era meia-ofensivo, defendeu o Bandeirante de Birigui no começo da década. Em 2001, ainda na equipe disputou o Campeonato Paulista da Série A-2 e também a Copa do Interior. Posteriormente foi jogar no futebol japonês. Mas Márcio ficou conhecido mesmo por ser uma das vítimas do acidente aéreo em Congonhas, São Paulo, que matou aproximadamente 200 pessoas, no dia 17 de julho de 2007.

Márcio tornou-se empresário após pendurar as chuteiras e tentava fechar um contrato publicitário com Ronaldinho Gaúcho. Para isso, viajou a Porto Alegre para encontrar com Assis, ex-jogador do Grêmio e irmão de Ronaldinho. A mulher de Márcio, Melissa Andrade, a filha, Alanis, e o cunhado, André, também estavam no trágico vôo JJ 3054, do Airbus, da TAM.

O grande professor Vila, o José da Silva, conhecido zagueiro de times do interior durante os anos 50 e 60, morreu em Birigui (SP) no dia 1º de novembro de 2007. Vila defendeu o extinto Comercial de São Paulo, Bandeirante de Birigui e o Noroeste de Bauru. No Norusca jogou com Navarro, Romualdo, Pierre e Brotero.

No Bandeirante deu-se muito bem ao lado de Badê e Loli. Anos depois o saudoso Vila virou treinador das equipes de base do Bandeirante. Lá, era muito querido pelos atletas e por seus serviços públicos prestados. Orgulhava-se em dizer que era amigo de Pelé e que sempre conversava com o Rei pelo telefone. E quando percebia que um garoto não tinha talento para o futebol logo indagava: “-Qual foi a cigana que disse que você vai ser jogador?”

Brilhando pelas quadras do mundo todo e vestindo a camisa amarelinha da Seleção Brasileira de voleibol a atacante Renata Colombo, a Renatinha leva para os quatro cantos do mundo nosso orgulho e acumula feitos e títulos como o de maior pontuadora da Superliga Feminina de Vôlei em 2004/2005 e detentora de mais de 20 títulos entre eles o Tri Campeonato da Superliga em 2006,2007 e 2008 e o título da Copa do Imperador 2008 no Japão.

Em Birigui estão localizada as maiores indústrias de calçados infantis do Brasil e graças a elas nossa cidade possui o título de Capital Latino-Americana do Calçado Infantil e ainda tem a metalúrgica que faz todas essas mesas e cadeiras de ferro que você vê nos botecos por aí. Não acredita? Então experimente dar uma olhadinha da próxima vez que for a um bar.

Aqui tem o Guaraná Paulistinha, que é uma delicia, e também a Tubaína que virou banda de rock e faz sucesso na cena musical independente.

Se precisar ligar para alguém facilmente você encontrará os orelhões em forma de calçado espalhados pela cidade. 

Sem falar que ainda tem o Paulinho McLaren ex-craque do Santos que não nasceu em Birigui, mas começou sua carreira aqui no Bandeirante e tem irmãos e muitos parentes morando na cidade, o treinador e ex-zagueiro da Ponte Preta e do Palmeiras no final dos anos 70 e início dos 80, José Fernando Polozzi, o Polozzi, tem residência fixa em Birigui/SP e formou grande dupla de zaga na Ponte, vice-campeã Paulista de 77 e 79, com Oscar. No time do Moisés Lucarelli, ele viveu a melhor fase na carreira como jogador na equipe regida pelo mestre Dicá. 

Só para terminar dizem que a dançarina de funk Lacraia também é de Birigui e ex-moradora da Vila Bandeirantes onde, segundo boatos, iniciou seus rebolados!

Quem souber de mais personalidades birigüienses é só dizer que terei o maior prazer em postar aqui.

Fica aqui o convite para que conheçam a Massachusetts brasileira, essa cidade cheia de história, para que visitem nossas torres gêmeas da Birigui Identical Towers e venham assistir, ao vivo, o Rock Gol comendo um amendoim Joãoponeis e bebendo a pura e saudável água mineral Birigui Buster ao som do pop/brega de Hall Fadu.

E pensar que Birigui era apenas um mosquitinho… kkk



Juliano Romão
Twitter: @julianoromao
Facebook.com/juliano.romao

(Post publicado em 31/01/2009 às 16:23hs em meu antigo Blog no IG)

2 comentários:

  1. como posso descobrir a certidão de nascimento de minha vó no anos de 1903, onde eram registrado pois no cartorio de birigui não encontraram nada. Maria Pastori era o nome dela

    ResponderExcluir
  2. Tem a Nilce Moretto do canal Coisa de Nerd que foi jornalista e hj mora no canada

    ResponderExcluir

Quanto fatura um canal no #YouTube?

Muitos me fazem essa pergunta. Não vou falar sobre meu canal por que não dou a devida atenção para ele rsrs... embora ele seja 'moneti...