sexta-feira, 8 de abril de 2011

Despedida animal


O Vasco confirmou hoje em nota oficial a aposentadoria do jogador Edmundo. Sinceramente fiquei triste com essa notícia. Eu sempre fui fã do Edmundo não apenas por ser um craque nos gramados, mas por sua raça, sua verdade e seu grande coração. Sempre muito explosivo e irreverente, os gênios geralmente são assim, Edmundo não é aquele tipo de estrela que pensa dez vezes antes de tomar uma decisão preocupada em preservar sua imagem. Coisa rara hoje em dia.
Atualmente todo mundo pensa mil vezes antes de expressar sua opinião sobre determinados fatos com medo de “queimar” sua imagem e nem sempre dizem realmente o que pensam. Pior, são omissos!
Edmundo é o oposto disso, age com o coração e não com a razão. Há muitos anos o Ser humano faz a mesma pergunta: Será que é melhor ser verdadeiro e agir com o coração, mesmo cometendo erros? Ou será que é melhor pensar bem e agir com a razão para não errar?
Difícil responder! Quem age com o coração pode até errar e sofrer momentaneamente, mas no mínimo estará sendo verdadeiro e em pouco tempo estará se sentindo leve e com a sensação de dever cumprido. Quem age com a razão pode acertar com mais freqüência, mas talvez carregue por um longo tempo a sensação de que realmente não fez o que seu coração gostaria que fizesse. Eu me identifico mais com as pessoas que agem com o coração, percebo que elas são muito mais fascinantes, felizes, sensíveis e carregam em seus corações uma carga muito maior de amor, de emoção e de dever cumprido.
Tive o prazer de ver o Edmundo jogar em muitos clubes e em especial no meu Timão e sempre vou lembrar com saudade das jogadas geniais desse craque do futebol brasileiro, muitas vezes injustiçado por suas atitudes impensadas.
Merecia ter sido melhor aproveitado na Seleção Brasileira por exemplo.
Tenho certeza que quando o inesquecível narrador Osmar Santos gritou “EDMUNDO ANIMAALLLLLL” ele estava fazendo uma analogia ao seu talento e a raça do incansável atacante, mas a imprensa esportiva e alguns torcedores associaram esse apelido às muitas atitudes inconseqüentes do homem Edmundo.
Hoje posso dizer que todo o homem – em algum momento da vida – pode errar, mas nem todo o homem pode ser genial dentro de um campo de futebol como Edmundo foi!
E por tudo que esse craque fez pelo futebol brasileiro não merecia encerrar sua carreira de forma tão medíocre. Percebo um Edmundo abatido e triste com a forma que vem sendo tratado pelo futebol brasileiro. Espero que os homens que comandam o futebol e os times pelos quais Edmundo vestiu, de forma tão intensa, suas camisas dêem a esse guerreiro e artista da bola uma despedida digna de um grande craque do futebol mundial.
Afinal ele merece uma DESPEDIDA ANIMAAALLLLLL!!!!

Boa sorte Edmundo e que os Deuses da bola te guiem.

Bola pra frente…



Juliano Romão
Twitter: @julianoromao
Facebook.com/juliano.romao


(Post publicado em 11/12/2008 às 11:51hs em meu antigo Blog no IG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quanto fatura um canal no #YouTube?

Muitos me fazem essa pergunta. Não vou falar sobre meu canal por que não dou a devida atenção para ele rsrs... embora ele seja 'moneti...