quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ecad tenta impedir Festival SWU


O ECAD (Escritório de Arrecadação de Direitos Autorais) entrou ontem na justiça para impedir a realização do Festival de música SWU que deve acontecer entre os dias 12 e 14 de novembro, em Paulínia, interior de São Paulo.

O órgão que representa os músicos cobra, dos organizadores do festival, o pagamento de direitos autorais relativo às músicas executadas na edição do ano passado do evento – realizado em Itu/SP - que não foram pagos.

O valor requerido é de R$ 1.037.860,16, sem contar que as partes ainda não entraram em um acordo sobre o pagamento da arrecadação deste ano.

Em nota, a superintendente executiva do Ecad, Gloria Braga, posicionou-se sobre o burburinho do possível cancelamento do evento em Paulinía/SP.

- O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) não tem interesse em causar transtorno ao público e cancelar festivais de música, mas sim em defender e garantir aos milhares de artistas filiados à gestão coletiva a devida retribuição pela execução pública de suas obras. Para que isso aconteça e em conformidade com a Lei do Direito Autoral (9.610/98)  é imprescindível que os produtores de um evento como o SWU paguem direito autoral ao Ecad, pois só assim os compositores das músicas executadas serão remunerados. 

Segundo o escritório de arrecadação, em 2010, o festival firmou contrato com o Ecad e se comprometeu a pagar o equivalente a 9,2% da bilheteria. Pelo regulamento, o Ecad cobra que festivais de música paguem o equivalente a 10% da bilheteria.

Ainda na nota, o Ecad afirmou que na época, a organização pagou 30% como garantia mínima e não cumpriu o restante do contrato. Como em 2011 o posicionamento do festival é o mesmo, o "Ecad está tomando as medidas cabíveis na Justiça, que decidirá sobre o caso".

Para acalmar o público que irá ao festival no interior de São Paulo, a organização do SWU confirmou a disputa judicial e discutindo os critérios de arrecadação.

Em nota, o festival disse que "o órgão não tem qualquer amparo legal para impedir a realização do festival. O evento acontecerá normalmente nos dias 12, 13 e 14, deste mês em Paulínia".

É muito dinheiro, pra pouco barulho... ou seria muito barulho pra pouco dinheiro???



Juliano Romão
Twitter: @julianoromao
Facebook.com/juliano.romao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quanto fatura um canal no #YouTube?

Muitos me fazem essa pergunta. Não vou falar sobre meu canal por que não dou a devida atenção para ele rsrs... embora ele seja 'moneti...